Image Map

Tudo Sobre: Iluminador Facial

Um dos artifícios mais bonitos que a maquiagem oferece é o de pele iluminada, o brilho de rosto saudável. Para conseguir esse efeito é só fazer uso de um bom iluminador. Ele dá viço a pele, ajuda a tirar o ar de cansaço e pode até ajudar a afinar o nariz e aumentar os lábios.

São encontrados em diferentes texturas, podem ser líquidos, cremosos ou em pó. As cores, geralmente, ficam entre o branco, champanhe, rosado, dourado e bronze - Para as branquinhas o ideal são os três primeiros e paras as morenas e negras os dois últimos. Varia também o tipo de brilho que pode ser do mais discreto para se usar no dia-a-dia ao mais ousado com partículas de glitter para usar à noite.

 Mas se você não tem um iluminador propriamente dito na sua coleção de maquiagem ou não quer investir em um, mas quer experimentar um visual iluminado, pode improvisar com uma sombra clarinha de tom neutro com cintilância.

O iluminadores líquidos ou cremosos devem ser aplicados logo depois da base e antes do pó, devido a sua textura. Pode passar o produto com os dedos ou com um pincel duo fiber, ambos dando leve batidinhas, sem arrastar pois isso retira o que já foi feto.
Os que têm textura em pó podem ser aplicados com um pincel de pó pequeno, de blush e até com pincel de sombra para áreas menores. Deposite o produto com cuidado e sem movimentos circulares para não espalhar o brilho pela face. São ideais para quem tem pele oleosa, já que o acabamento é seco e tem melhor fixação em rosto oleoso. 
Sei que quando se fala de iluminador vem logo aquela imagem da Kim Kardashian na cabeça, mas vamos com calma. O produto é para ser aplicado nas áreas mais acentuadas dos rosto ou nas que você quer destacar como:
  • Topo das maças indo em direção as têmporas; 
  • Arco abaixo da sobrancelha;
  • Canto interno dos olhos;
  • Ponte do nariz (mas sem chegar na ponta, isso o pode achatar);
  • Arco dos lábios (somente na linha entre a pele e a boca);
  • Queixo (no meio, logo abaixo a boca)

Quem tem a produção de óleo excessiva é bom evitar a área do nariz para não acentuar a oleosidade nessa região. E quem possui poros dilatados é melhor não usar a cintilância onde eles são mais aparentes, geralmente nas maças e no nariz, pois o brilho vai chamar atenção para o problema.

2 comentários: