Image Map

Guia de Pincéis - Como Lavar os Pincéis


Sim, lavar os pincéis de maquiagem é preciso! E hoje vou ensinar como fazer isso corretamente.
É muito importante para conservá-los por anos, dar uma acabamento melhor na make e para o cuidado da pele - as vezes reclamamos do surgimento de espinhas ou de ter alergia de algum produto, mas já pensou que pode ser das bactérias contidas nos pincéis sujos?
O tempo ideal para a higienização vai depender do tipo de maquiagem que é aplicada. Produtos em pó a cada quinze dias ou no mínimo uma vez por mês. Para os líquidos, em gel e cremosos deve haver uma frequencia maior, uma vez por semana.

Para começar vamos separá-los pelos tipos de cerdas, naturais ou sintéticas, pois têm etapas diferentes. Vamos precisar de sabonete antibacteriano (Protex), shampoo de bebê (Johnson's amarelo), condicionador e demaquilante.

     Cerdas naturais:

Molhe o pincel em água corrente, depois passe o sabonete antibacteriano, enxague, passe um pouco de condicionador - cerdas naturais são como cabelo humano tem que condicionar para deixá-las macias - e enxague novamente. Coloque o pincel para secar no seu formato.  

      Cerdas Sintéticas:

Molhe o pincel em água corrente, em seguida passe o sabonete antibacteriano e enxague. Depois - no caso de pinceis de base, corretivo e delineador - gosto de usar shampoo de bebê, pois retira melhor o resíduo dos produtos.

      Duo Fiber - cerdas naturais e sintéticas:

Antes de tudo use um demaquilante, pois vai deixar as cerdas brancas (sintéticas) mais limpas. Em seguida enxague, passe o sabonete antibacteriano e enxague novamente. Nesse caso também tem que fazer o uso do condicionador por causa das cerdas naturais.  

    Considerações:
- Repita o processo da lavagem até a espuma sair branca.
- Não lave com água quente para não danificar.
- Evite molhar o cabo e a parte de metal do pincel, isso faz o cabo rachar e descolar as cerdas.
- Coloque-os para secar deitados sobre uma toalha em local arejado e sem exposição ao sol.
- Não utilize secador e nem esfregue-os na toalha para agilizar o processo de secagem.
- Certifique-se que estão secos antes de guardar.
- Não coloque força e nem pressione o pincel na hora de lavar. Faça movimentos gentis de vai e vem e circulares.



    Solução higienizadora de pincéis:

No mercado existem produtos que fazem a limpeza rápida dos pincéis. Basta borrifar num lenço ou toalha e passar o pincel. É super prático pois não precisa esperar secar e é interessante para quem tem poucos pincéis, da para usar o mesmo com diferentes cores. Porém essas soluções não substituem uma lavagem completa e nem são ideais para os pincéis de base e corretivo pois não retiram toda sujeira.
Da para obter o mesmo resultado desses higienizadores utilizando lencinho de bebê.


Na próxima parte do guia vou  falar sobre qual a maneira correta de guardar os pincéis.




Um comentário:

  1. Amigaaaaaaaaaaaa,estou amando seu Blog,amooooooo maquiagem e fico muito feliz em ver vc postar sobre esse tema,pois sempre fico babando com suas maquiagens,coloca tratamento de pele para pele mista,pois preciso de um bom hidratante facial,e um creme para contorno dos olhos,e coloca preço e marca :-)
    Bjooos

    ResponderExcluir