Image Map

Maquiagem Para Pele Negra

Recebi alguns pedidos para fazer um post sobre maquiagem para pele negra. Pesquisei bastante sobre esse assunto e vi que ainda é muito pouco abordado, por mais que a nossa população seja ,em grande parte, negra. Antes de tudo, é muito importante dizer que cada um tem que usar o que gosta, o que faz sentir bem. Temos que parar com o mito que uma cor é específica para um certo tipo de pessoa, que não dá para todos usarem as mesmas coisas. Na minha opinião, se tiver bom senso, tudo é válido.

Infelizmente as marcas de cosméticos do nosso país não disponibilizam uma grande variedade de cor de base, corretivo e pó. Principalmente para quem é negra, já que exitem vários subtons, achar o produto ideal se torna uma saga. A escolha errada pode te deixar cinza.

 Na hora de testar, tem que ser no ROSTO! Mão, braço e pulso podem ser de cores diferentes. Não compre por impulso, experimenta na loja, vai para casa e vê como fica em luz natural. Se tudo ficou uniforme, pode voltar e levar.

Muitas das vezes você não vai encontrar a cor exatamente igual a sua, por isso a melhor opção é comprar dois tons e misturá-los para ficar o mais próximo da sua cor de pele.

Muitas meninas/mulheres negras têm medo de usar cor na maquiagem e se restringem ao básico. Os tons neutros como marrom, preto, dourado e cobre ficam lindos. Mas nada como ousar e fazer um olho colorido.

Opte por tons mais escuros como azul nayve, verde musgo, roxo e afins - ficam super bonitos. Se for usar cor pastel, passe no cantinho interno como sombra iluminadora.

Para destacar a cor é interessante fazer uma base de sombra mais clara que a sua pálpebra, pode utilizar um corretivo mais claro ou uma sombra cremosa.

Outra polêmica é a cor do batom. Para quem já nasceu bronzeada tons de vermelho escuro, roxo, marrom e vinho ficam maravilhosos acompanhados por um olho mais discreto. Os nudes ou até mesmo apenas um gloss ficam bem para o dia ou junto de um olho mais poderoso. Outra cor que também fica linda é o rosa,  que pode ser pink ou com fundo quente.

 Para destacar as maçãs do rosto, tenha preferência pelos tons de terracota, vinho, pêssego e rosa queimado. O bronzer pode ser aplicado para fazer o contorno (passar abaixo do ossinho da bochecha indo em direção aos têmporas, maxilar e no topo da testa) ou substituindo o blush. 

Pele iluminada além de ser bonita, dá um ar sofisticado a maquiagem. Opte por iluminadores dourados ou bronze. Aplique nas têmporas e em cima das maçãs - formando um C, osso do nariz e embaixo das sobrancelhas.

Outras dicas:

- Um erro comum para corrigir as sobrancelhas é passar lápis preto. Existe no mercado lápis de sobrancelha universal, mas se a sua for bem escura, passe uma sobra marrom com fundo acinzentado com a ajuda de um pincel chanfrado.

- Exitem algumas marcas de maquiagem, nacionais ou importadas que não são muito caras, que têm a gama de cores de base, pó e corretivo um pouco maior como a Mary Kay e a quem disse berenice?

Se ficou alguma dúvida é só deixar nos comentários. Espero que tenham gostado, beijoos.

2 comentários:

  1. Curti muito tudo, principalmente o cometário sobre os batons, o que me deixa com muito receio de por, optando sempre por um gloss marrom, que nunca aparece.
    Só fiquei com uma dúvida, tenho esse lápis universal, o problema é que por ser um pouco cinza, as sobrancelhas, falhadas, ficam estranhas, existe outra opção? Até, porque a sobra marrom não fica bem definida.
    Valeu. Tathi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tathi que bom que gostou. A marca Contém 1g tem um corretivo em pasta para sobrancelha, ele possui três tons diferentes. Vale a pena ir na loja e testar. Já adianto que não é muito barato, mas é um bom produto. Beijoos

      Excluir