Image Map

Tudo Sobre: Cuidados Com a Pele Oleosa


Excesso de brilho, poros dilatados e acne são problemas que acometem quem tem pele oleosa. Esse tipo de pele é consequência da atividade excessiva das glândulas sebáceas, um dos principais motivos para isso acontecer é a predisposição genética. Mas com alimentação saudável, cuidados diários e com a ajuda de produtos específicos da para controlar a oleosidade. 

Vale dizer que a consulta a um dermatologista é fundamental, é ele que vai dizer o que sua pele realmente precisa. Temos várias informações disponíveis na internet, mas cada um tem suas necessidades e o só um profissional é capacitado para fazer isso.



A limpeza diária é extremamanete importante. O recomendável é que seja feita duas vezes ao dia (quando acorda e quando vai dormir), não mais que isso, pois causa o efeito rebote - a pele acha que esta ressecada e produz mais óleo do que deveria para se proteger. Evite lavar o rosto com água quente, isso estimula a produção da oleosidade.



O uso do tônico é para complementar a limpeza. Ele elimina o que restou da maquiagem e impurezas que ficaram na pele, além de equilibrar o pH da pele. Existem vários tipos de tônico e o mais adequado para  pele oleosa é o adstringente. Mas fica de olho no teor de álcool que isso tipo de produto possui para não deixar a pele seca demais e causar o efeito revesso.



Sim, pele oleosa precisa de hidratação! Há muitos que pesam o contrário, mas o ato de hidratar é necessário. Dê preferencia aos produtos que possuem textura em gel ou que sejam bem fluidos para não "pesar" na pele. Opte pelos que são oil-free (sem óleo na composição) e não comedogênicos (não entopem os poros). Existem versões que são matificantes, absorvem o excesso da oleosidade e deixam a pele com aparência mais sequinha. Fique de olho nas necessidades da sua pele, tem pessoas que se dão bem aplicando duas vezes ao dia e outras que ficam melhor utilizando uma vez ao dia, isso vai de cada um.





Para fechar o quadro de cuidados diário, o protetor solar. Existem filtros capazes de controlar a oleosidade ao mesmo tempo que bloqueiam a radiação do sol. Os mais indicados são os que possuem textura leve e toque seco. Muitos produtos utilizados para pele oleosa contém ácidos em sua composição, por isso dê preferência aos que possuem o fator de proteção maior.




A esfoliação é bem indicada para quem tem excesso de oleosidade. Pois retira as células mortas e resíduos de sebo. Ela é um cuidado extra que deve ser feito uma vez por semana. O tamanho das partículas do esfoliante vai definir a potencia dele sobre a pele - as maiores são mais agressivas e esfoliam mais, já as menores são mais delicadas e esfoliam menos. Se sua pele for sensível dê preferência as mais brandas. Depois de fazer a esfoliação aplique tônico e hidratante. 



Retirar a maquiagem ao final do dia é indispensável. Se pular essa etapa, o resto dos produtos entopem os poros, gerando acne e aumentando a oleosidade. Para quem sofre com a pele oleosa é interessante o uso de demaquilantes sem óleo, geralmente são a base d'água. Eles não são super potente para retirar maquiagem a prova d'água, por isso na região dos olhos o mais indicado são os bifásicos ( metade óleo, metade água).





Exitem no mercado lencinhos que sugam a oleosidade. Ele não são nenhum tratamento, mas são ótimos para  carregar na bolsa e usar quando a oleosidade aparecer. O bom é que podem ser usados por cima da maquiagem e não afetam o que esta no rosto.
-----------------------------------------------------------------------------------

Na hora de se maquiar opte por produtos que não tenham óleo na composição. Pós matificantes ajudam a disfarçar a oleosidade. Farei um outro post falando sobre maquiagem pra pele oleosa, esse já está muito grande. Espero ter ajudado e se ficou alguma dúvida é só deixar nos comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário